30 de mar. de 2010

Urubu - Símbolo oficial do Flamengo

Na década de 60 as torcidas rivais começam a chamar os torcedores do Flamengo de "urubus", alusão racista à grande massa de torcedores rubro-negros afro-descendentes e pobres. Tal apelido de cunho ofensivo nunca foi bem recebido pela torcida do Flamengo, até o dia 31 de maio de 1969.
Foi em um domingo, quando os torcedores rubro-negros Luiz Otávio Vaz, Romilson Meirelles e Victor Ellery resolveram levar a ave para um jogo entre o
Flamengo e Botafogo no Maracanã. Na época, os dois clubes faziam o clássico de maior rivalidade pós-Garrincha e o Flamengo não vencia o rival havia quatro anos. Nas arquibancadas, os torcedores do Botafogo gritavam, como sempre, que o Flamengo era time de "urubu".
O urubu foi solto na arquibancada com uma bandeira presa nos pés, e quando caiu no gramado, pouco antes do jogo iniciar, a torcida fez a festa, vibrando e gritando: "é urubu, é urubu". O
Flamengo venceu o jogo por 2 a 1, numa partida que marcou também a estréia de Doval, e, a partir daí, o novo mascote consagrou-se, tomando o lugar do Popeye. O cartunista Henfil, rubro-negro, tratou de humanizá-lo em suas charges esportivas em jornais e revistas, e o Urubu tornou-se um mascote popular.
Em
2000 o mascote do Flamengo ganhou um desenho oficial e um nome: Samuca. No entanto, esse nome não se popularizou entre a torcida, que o continua chamando simplesmente de "Urubu". Em 2007, um novo apelido é lançado, Uruba, que junto com seu filhote, Urubinha, passam a ir em alguns jogos do Flamengo.

Fonte: Flapédia

Primeiro Mascote do Flamengo "Popeye"

Em sua centenária história o primeiro mascote do Flamengo foi o Popeye. O personagem foi criado na década de 20 pelo cartunista americano Elzie Crisler Segar e em 40 foi adotado como mascote do clube. Na época os jornais esportivos resolveram criar personagens para histórias em quadrinhos durante o Campeonato Carioca do ano de 1942, onde cada um dos grandes clubes do Rio de Janeiro seria representado por um personagem escolhido pelo cartunista argentino Lorenzo Molas. O Botafogo era representado pelo Pato Donald, o Fluminense por uma figura elegante com uma grande cartola, o Vasco pela figura de um almirante gordo e bigodudo e o Flamengo teve escolhido como o seu mascote o marinheiro Popeye. O Popeye representava a força e a valentia com que o Flamengo conseguia reverter situações quase que impossíveis, além é claro da óbvia ligação com o mar, que ambos possuem. Este mascote acabou não ficando muito popular entre os torcedores do clube e com o tempo acabou sendo deixado de lado. Em 2009 o clube começou uma campanha pro popeye voltar a ter destaque como um mascote do clube.

Fonte: Flapédia

NAÇÃO RUBRO-NEGRA © 2010. Design by :Ds Sponsored by: UNICID 411 Commentcute